Listicles: 5 motivos e algumas dicas para criar um para o seu blog

Viu o artigo sobre porque investir em google ads no nosso blog?

Uns escolhem ir pelo clickbait, outros cativam os leitores que preferem listas práticas em vez de artigos longos e maçadores.

Seja por que motivo for, os listicles estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia e são cada vez mais utilizados pelas agências na comunicação digital.

 

O que é um listicle?

Listicles, também conhecidos como artigos em lista, são publicações de blogs estruturados em forma de lista. Cada um dos itens expande-se em mais informação para se manter útil para os leitores.

A Ahrefs fá-lo, por exemplo, no seu artigo sobre táticas de Relações Públicas, dando até exemplos de campanhas.

 

Porquê criar um listicle?

Aparentemente existem 127 razões para gostarmos de listas, a mim, ocorrem-me 5 que justificam com facilidade o porquê de na Critec pensarmos em criar listicles com regularidade:

  1. Captar a atenção – cada vez mais, necessitamos de criar conteúdo curto e memorável para captar a atenção dos utilizadores. Tirando podcasts específicos e aquela série na Netflix, não conseguimos ou não queremos prestar atenção a algo por muito mais do que um par de minutos
  2. Fácil de medir – sabendo que, por exemplo, este artigo tem 10 passos para vender nas redes sociais, conseguimos facilmente saber quanto nos falta para chegar ao fim do artigo
  3. Fácil de ler na diagonal – bastará, para o leitor menos paciente, ler os títulos para perceber o que está referido ao longo de um artigo
  4. Não é maçador – como estamos a falar de artigos feitos de pequenos tópicos ou parágrafos – que devem ser focados e concisos – são facilmente consumidos sem cansar ou perder o interesse.
  5. Títulos cativantes – facilmente os utilizadores clicam em artigos que encontram nas redes sociais com título que chamam à atenção. Estes título geralmente respondem a perguntas como Quem?, O Quê?, Onde?, Como? e Por quê?.

Garanta visitas ao seu website ou blog com listas úteis para os seus clientes e potenciais clientes.

 

O formato e o tamanho

Nem todos os tópicos são adequados para criar um artigo do tipo listicle. Para alguns tópicos, os utilizadores dos motores de pesquisa (sim, afinal de contas é para isso que trabalhamos) procuram outro tipo de conteúdo – um passo-a-passo, um artigo científico, etc.

Vejamos: o utilizador que procura uma receita de pudim, não quer encontrar uma lista de 137 motivos pelos quais o pudim não deve ser consumido de manhã; tal como quem procura “como fazer um nó de gravata” pretende um guia passo-a-passo.

Existem algumas dicas sobre como definir se um tópico é interessante para se construi um listicle:

  • Intenção de pesquisa – o utilizador procura algo específico e uma espécie de receita. Determinadas palavras definem o caminho que o utilizador pretende, são os chamados modificadores de pesquisa. Neste exemplo, se a pesquisa, para além, de “internacionalização” incluí o modificador “etapas”.
  • Pesquise o seu tópico no Google – se sabe que os seus potenciais clientes procuram “ideias festas de aniversário” e, ao replicar essa pesquisa, nos primeiros resultados só lhe surgiram listas de ideias e dicas, então esse é o conteúdo que deve criar para satisfazer os seus clientes e para que apareça nos primeiros resultados do Google.
  • Junte a sua equipa – exponha a sua ideia e façam um brainstorming sobre o tema. Se conseguirem criar uma lista interessante e útil sobre o tema, força!, este é o conteúdo certo para o seu blog.
  • Conclusão – deve conseguir fechar o tema com um parágrafo que traga valor, que encerre o assunto ou até que estimule o leitor a contactá-lo ou consultar outro artigo ou página.

 

Exemplos de listicles

No nosso blog:

 

Outros blogs:

 

Em suma

Criar conteúdo para um blog pode ser uma tarefa difícil – deve ter em conta todo o SEO: ranking nos motores de busca, as palavras-chave, os backlink (e nós criámos alguns aqui), as partilhas nas redes sociais.

Então, utilizar listicles pode ser uma estratégia facilitadora para a geração deste conteúdo e uma excelente garantia de que será bem recebido sempre que se focar em temas interessantes e que o seu público-alvo procura.

Se quiser saber mais como as estratégias de marketing digital e produção de conteúdo o podem ajudar a aumentar vendas, fale com a nossa equipa.

Se ficou com alguma questão ou tem alguma sugestão, avise-me no twitter.

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Hugo Nunes

2021-09-23

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