Google meu negócio: passo a passo para colocar o seu negócio no mapa

Como melhorar a Comunicação Digital da minha empresa?

Conhecido por Google my business, ou em português, (Google O Meu Negócio) hoje damos-lhe a conhecer quais as vantagens de ter a sua empresa registada nesta ferramenta.

Para começar convém referir que a utilização é grátis, o que por si só convence qualquer um a experimentar. Mas, como funciona? Enquanto empresa pode aceder à plataforma da Google my business e criar um perfil com as informações básicas sobre o seu negócio, o que irá ajudar na sua estratégia de Marketing Digital.

Uma das opções mais benéficas passa por anexar a localização da sua empresa no Google Maps, onde qualquer utilizador pode seguir as direções de GPS e chegar à sua empresa. Tendo em conta ainda, a localização, mas desta vez do utilizador, consoante os termos de pesquisa utilizados o Google apresentará em primeiro lugar empresas que tenham Google my business.

Claro que existem diferentes critérios que influenciam o aparecimento ou não da sua empresa, como a qualidade das avaliações feitas ao seu negócio e a proximidade do utilizador, por exemplo. Ainda assim, será sempre mais vantajoso a sua empresa possuir um registo no Google my business, até porque como estratégia de comunicação digital dá-lhe acesso a várias métricas de medição importantes para o seu negócio. Mas, quais as informações que estão presentes sobre a sua empresa?

- Nome e apresentação do seu negócio;

- Localização da sua empresa;

- Definir horários de atendimento e as especificações técnicas do negócio;

- Informações importantes de contacto, email, telemóvel, telefone, site;

- Responder a avaliações de clientes;

- Apresentar fotografias da sua empresa, do seu negócio e/ou fotografias tiradas por clientes;

- Publicar atualizações no perfil para dar a conhecer aos seus clientes sobre vários temas: promoções, presenças em feiras, premiações, reconhecimentos, entre outros temas.

- Fazer a gestão de outras informações secundárias a respeito do seu negócio.

Ter uma presença adequada no mundo digital nos dias de hoje é primordial para o sucesso de uma marca/empresa/instituição. O cliente é mais exigente, informado, quer ter uma participação ativa na decisão de compra e procura uma comunicação que corresponda à sua demanda.

Se continua na dúvida sobre as vantagens associadas à criação de um perfil para a sua empresa, seguem mais alguns motivos que de certeza o farão compreender a importância desta ferramenta:

  1. Marque a diferença face à sua concorrência

Se os seus concorrentes possuem Google my business, a probabilidade de estarem a atrair clientes que poderiam ser seus, é bastante alta. Como referido no início deste artigo, o Google utiliza vários critérios para decidir que empresas aparecem em primeiro lugar quando o utilizador pesquisa por palavras-chave que correspondem ao seu negócio. Todavia, dá prioridade às empresas que tem um perfil e, de preferência com uma comunicação digital atual.

  1. Crie uma ligação mais próxima com os seus clientes

Nos dias de hoje, a opinião sobre um produto/serviço/empresa é crucial no nosso processo de decisão de compra. Quantos de nós não nos baseamos nos comentários de um produto para retirar as primeiras conclusões?
Desta forma é importante que mantenha um perfil no Google my business atualizado, respondendo sempre às suas críticas. Críticas negativas qualquer empresa tem, mas o que realmente importa é a resposta que vai dar ao cliente. Tem que demostrar que se preocupa em prestar um serviço de alta qualidade, onde assume os seus erros e, agradecer pelas críticas/sugestões.

  1. Acompanhe os seus resultados em tempo real

Nas estratégias de marketing digital uma das grandes vantagens é ter acesso aos dados em tempo real, o que permite mensurar quais estão a ser os nossos resultados, a título de exemplo: quantas pessoas visualizaram o perfil do Google my business relativo ao seu negócio; quantas fotografias visualizaram; quantas pessoas clicaram em “Ligar” através do seu perfil, entre outras informações.

Porque é estas informações são essenciais? Para ajustar a sua estratégia, oferecendo aos clientes o tipo de comunicação digital que eles procuram e, ir de encontro dessas necessidades identificadas.

  1. Como criar e configurar o Google Meu Negócio

- De forma fácil e prática, decidimos realizar este guia onde poderá seguir os passos que se seguem: Para criar a sua conta no Google my Business (Google meu negócio), siga este link: https://www.google.com/business/

Clique no botão “Start now” que se encontra no canto superior direito. Para criar a sua conta basta possuir um email do Gmail. Caso já tenha, basta fazer login com os seus dados de email, se este for o seu caso carregue “Sign In”.

- Configure os dados da sua empresa

No passo seguinte, o Google irá apresentar-lhe diferentes etapas para a criação do perfil do seu negócio local no Google Meu Negócio.

O primeiro desses passos é o nome da sua empresa, que na realidade é o nome do seu negócio. É aconselhável que utilize palavras-chave na criação do nome do seu negócio local, tais como “restaurante” ou “empresa”. Se o nome do seu negócio for complexo, é mais fácil para o consumidor encontrar o seu perfil se anexar ao nome o seu setor de atividade.

Após preencher o nome da sua empresa carregue em “NEXT”

No passo seguinte, terá que colocar o endereço da localização da sua empresa. Tenha em atenção em colocar as informações o mais detalhadas possível, para que seja fácil encontrar o seu negócio.

De seguida, verifique se a zona que identificou anteriormente, corresponde ao que lhe aparece no Google Maps:

Poderá sempre ajustar a sua localização, de forma a responder de forma exata onde se situa o seu negócio.

Depois de carregar, mais uma vez, em “NEXT” irá defrontar-se com a identificação de categoria que melhor corresponde à sua empresa. Ao começar a digitalizar a categoria, várias aparecerão como sugestão, dessas deverá selecionar qual corresponde ao seu negócio. Tendo em exemplo a critec, uma agência de Design:

No passo seguinte deverá colocar os contactos do seu negócio. Isto é, o seu telefone, ou telemóvel e, caso o seu negócio possuir um website deverá colocar o seu respetivo link. Não é obrigatório preencher estes dados, contudo são essenciais para os clientes chegarem até si, por isso é aconselhável faze-lo.

Por fim, para verificar a veracidade dos dados que inseriu, terá que inserir um endereço para que o Google possa enviar um cartão-postal um código de verificação da localização do seu negócio. Por isso insira a morada e carregue em “Mail”. Basta escolher a morada que quer receber e aguardar pela carta na sua casa ou, empresa.

Quando receber o código na sua casa através do correio, deverá regressar à plataforma do Google my business. Fazer o login e inserir o código recebido. Depois desta ação estará tudo pronto para começar a adicionar informações ao seu perfil.

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Catarina Pimentel

2019-05-16

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